quinta-feira, 22 de novembro de 2018

CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO "MENTES DE VARIOS TONS"




APRESENTAÇÃO DO LIVRO

Desde que o homem descobriu a escrita, formou-se o conceito de que  sensibilidade humana  desponta quando alentada  pela energia emanada  das antenas erigidas por  nossos literatos e poetas, cujas produções  nos despertam a nobrezasublimidade e sensibilidade que nos encante  fascina   
Ao longo de sua existência, por ter gestado nomes que se impuseram nos diversos segmentos culturais de nosso País, Laguna consagrou-se como um polo que tem irradiado cultura literária, produzida naturalmente pelo ímpeto vocacional e individual, sem que houvesse uma instituição ou um órgão que congregasse e estimulasse este tipo de vocação 

Tentando suprir esta lacuna e assim estimulados, em dois de setembro de dois mil e dezessete, um grupo de literatos  lagunenses contemplaram nossa cidade com a criação de uma seccional da ALBSC – Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina,   com a finalidade de congregar, estimular, divulgar e valorizar as obras  dos nossos poetas e escritores de todos os gêneros, entidade da qual tenho indisfarçável orgulho  de participar como acadêmico, ocupando a cadeira do ilustre historiador catarinense Lucas Alexandre Boiteux  

Com o objetivo de dar visibilidade aos cultivos literários de seus acadêmicos,  a entidade deliberou editar esta obra, que congrega as principais criações de cada um dos seus onze membros.  Para tanto, distinguiram-me com a grata missão de apresentar ao público seus frutosque  proclamam os sentimentos, as paixões, os sonhos e as opiniões de cada um.  

Mentes de Vários Tons é um admirável conjunto de poesias, contos e crônicas, que remetem nossa imaginação e pensamento à locais e situações inusitadas. Com estilos de escritas e  versos estruturados de forma harmoniosa, unem  a  beleza doconteúdos com a estética retratada em forma de palavras. Seu conteúdo revela variados estilos e diferentes dissimetrias, desnudando diferentes modos de versejar com  textos livres, caracterizando a liberdade  com que  pautaram o ritmo para criarem suas próprias normas, onde encontramos criações com  elementos  que caracterizam os conceitos formadores da moderna literatura brasileira.  

As poesias foram escritas com linguagem pessoal, com aspectos imateriais e com francas mas melódicas, enquanto que as crônicas se apresentam com a preocupação de seus respectivos autores em agirem e interagirem num determinado espaço tempo.   

Neste eclético parto literário lagunense, o leitor encontrará os mais variados temas e sentimentos, como o amor, a amizade, a tristeza, a saudadea nostalgia e a inconformidadetudo sincronizado com harmoniaritmo e conteúdo, cuja leitura vai resultar em agradáveis sentimentos 

Trata-se de uma obra para lermos de uma só assentada, e depois rele-la sempre que necessitarmos buscar inspiração, aquietar nossas angustias, ou viajar pelos diferentes mundos e sentimentos quiméricos expressados pelos autores.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns meu amigo Cadorin! Desde que te conheci há muitos anos, logo percebi que eras um cidadão portador de uma bagagem cultural muito relevante. Com o tempo descobri nas minhas reflexões que tinhas o o dom da fala e da escrita. Que Deus te envolva com sua luz divina. Um abraço de coração para coração. Adir Damazio Chede que muito te estima e te respeita.A HUMILDADE é o último degrau da SABEDORIA.

Anônimo disse...

Meu amigo General carinhosamente chamado de General cadora infelizmente não consegui deixar meu testemunho lá eu que sou um dos primeiros juntos de muitos que nos deixaram César Zé Ronaldo André Fabrício o seu Paulo o alemão da Celesc enfim sei talvez o senhor não saiba o quanto foi importante a sua liderança e sua sabedoria conseguimos fazer algo imaginário não só uma peça teatral mas sim contar a nossa história mostrar a coragem de nossa região a região sul de um Brasil tão explorado enfim espero um dia nessa minha vida que eu posso empunhar uma espada novamente sob seu comando e mostrar para as pessoas a história de Minha Terra mostrar o valor de nosso povo isso mesmo quando lutamos não só divulgamos o nome de Anita Garibaldi de Laguna Rio Grande do Sul mas sim a história de um povo que lutou contra tudo encontrar todas as possibilidades de não dar certo essa talvez seja a maior Façanha de José Garibaldi e foi aqui em Laguna no Sul saindo do Rio Grande do Sul que se concretizou e se realizou fica com Deus Meu Amigo General Cadorin👏👍

Anônimo disse...

as luis ricardo s flores Meu amigo General carinhosamente chamado de General cadora infelizmente não consegui deixar meu testemunho lá eu que sou um dos primeiros juntos de muitos que nos deixaram César Zé Ronaldo André Fabrício o seu Paulo o alemão da Celesc enfim sei talvez o senhor não saiba o quanto foi importante a sua liderança e sua sabedoria conseguimos fazer algo imaginário não só uma peça teatral mas sim contar a nossa história mostrar a coragem de nossa região a região sul de um Brasil tão explorado enfim espero um dia nessa minha vida que eu posso empunhar uma espada novamente sob seu comando e mostrar para as pessoas a história de Minha Terra mostrar o valor de nosso povo isso mesmo quando lutamos não só divulgamos o nome de Anita Garibaldi de Laguna Rio Grande do Sul mas sim a história de um povo que lutou contra tudo encontrar todas as possibilidades de não dar certo essa talvez seja a maior Façanha de José Garibaldi e foi aqui em Laguna no Sul saindo do Rio Grande do Sul que se concretizou e se realizou fica com Deus Meu Amigo General Cadorin👏👍