APRESENTAÇÃO DO LIVRO
Desde que o homem descobriu a escrita, formou-se o conceito de que a sensibilidade humana desponta quando alentada pela energia emanada das antenas erigidas por nossos literatos e poetas, cujas produções nos despertam a nobreza, a sublimidade e a sensibilidade que nos encanta e fascina.
Ao longo de sua existência, por ter gestado nomes que se impuseram nos diversos segmentos culturais de nosso País, Laguna consagrou-se como um polo que tem irradiado cultura literária, produzida naturalmente pelo ímpeto vocacional e individual, sem que houvesse uma instituição ou um órgão que congregasse e estimulasse este tipo de vocação.
Tentando suprir esta lacuna e assim estimulados, em dois de setembro de dois mil e dezessete, um grupo de literatos lagunenses contemplaram nossa cidade com a criação de uma seccional da ALBSC – Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, com a finalidade de congregar, estimular, divulgar e valorizar as obras dos nossos poetas e escritores de todos os gêneros, entidade da qual tenho indisfarçável orgulho de participar como acadêmico, ocupando a cadeira do ilustre historiador catarinense Lucas Alexandre Boiteux.
Com o objetivo de dar visibilidade aos cultivos literários de seus acadêmicos, a entidade deliberou editar esta obra, que congrega as principais criações de cada um dos seus onze membros. Para tanto, distinguiram-me com a grata missão de apresentar ao público seus frutos, que proclamam os sentimentos, as paixões, os sonhos e as opiniões de cada um.
Mentes de Vários Tons é um admirável conjunto de poesias, contos e crônicas, que remetem nossa imaginação e pensamento à locais e situações inusitadas. Com estilos de escritas e versos estruturados de forma harmoniosa, unem a beleza dos conteúdos com a estética retratada em forma de palavras. Seu conteúdo revela variados estilos e diferentes dissimetrias, desnudando diferentes modos de versejar com textos livres, caracterizando a liberdade com que pautaram o ritmo para criarem suas próprias normas, onde encontramos criações com elementos que caracterizam os conceitos formadores da moderna literatura brasileira.
As poesias foram escritas com linguagem pessoal, com aspectos imateriais e com francas rímas melódicas, enquanto que as crônicas se apresentam com a preocupação de seus respectivos autores em agirem e interagirem num determinado espaço e tempo.
Neste eclético parto literário lagunense, o leitor encontrará os mais variados temas e sentimentos, como o amor, a amizade, a tristeza, a saudade, a nostalgia e a inconformidade, tudo sincronizado com harmonia, ritmo e conteúdo, cuja leitura vai resultar em agradáveis sentimentos.
Trata-se de uma obra para lermos de uma só assentada, e depois rele-la sempre que necessitarmos buscar inspiração, aquietar nossas angustias, ou viajar pelos diferentes mundos e sentimentos quiméricos expressados pelos autores.